Histórico da Rádio Difusora

FOI NOS ANOS 80. DÉCADA DOS avanços tecnológicos QUE aconteceu a transmissão inaugural da Rádio Difusora, mais precisamente em data de 07 de SETEMBRO de 1989 e que tornou-se um acontecimento sem precedentes para a época. À frente deste grande empreendimento, estavam os ex- prefeitos de São Jorge D´Oeste na Gestão 1983 - 1988 , Egídio Veronese, da Gestão 1973- 1978, Ciro Poyer (in memorian), Orival Xavier e Genuir Veronese.
O pedido de concessão ao Ministério das Comunicações se deu no ano de 1984, e em 1986 a abertura do edital licitatório. O período do pleito de abertura da emissora se alongou por mais 4 anos, e contou com o apoio do Monsenhor, Jorge Antonio da Costa Guimarães(in memorian) que residia naquela época no Distrito de Dr. Antonio Paranhos. Monsenhor Jorge, defendeu a instalação desta emissora de Rádio e com seu apoio, e por intermédio do ex-Deputado Federal, Paulo Pimentel, seu amigo , que em audiência com o Ministro das Comunicações da época, Antonio Carlos Magalhães, liberou a autorização para o funcionamento da emissora no ano de 1989.
O primeiro estúdio da emissora foi instalado na Rua Concórdia, no prédio do empresário Vendolino Henz, no mesmo local funcionava a Loja Henz Magazine. Em 1993, a Rádio Difusora teve sua sede própria construída, onde encontra-se até este momento, na Avenida Iguaçu – 288, Centro de São Jorge D´Oeste.
No começo das operações da emissora, as dificuldades financeiras e a discoteca ainda em formação, fizeram com que a comunidade tivesse uma participação muito grande na estruturação deste canal de comunicação. Assim como foi pratica de outras emissoras pelo País, quem participava da programação, com pedidos de músicas e recados , deixava uma contribuição. E os discos, mídia utilizada na época, eram emprestados ou doados por comerciantes e ouvintes, que em troca tinham seus nomes divulgados.
De tão forte e presente na memória do povo, muitas pessoas se recordam da 1ª música executada pela Rádio Difusora de São Jorge D´Oeste, “Nego bom não se mistura”- Grupo Crioulo dos Pampas.
E com esta mesma música e com a mesma voz que em 1989 anunciava o início dos trabalhos da Radio Difusora AM 1490 KHZ, também anunciou as 17h18 de 05 DE OUTUBRO DE 2018 , a entrada no ar em canal FM na estação 100.9 da nossa Rádio Difusora de São Jorge D´Oeste que passou por todo o processo de migração de AM para FM via ministério das comunicações.
Daquela data até 31 de Dezembro do mesmo ano, a Rádio Difusora transmitia a sua programação de forma simultânea nos canais 1490 khz e 100.9 mhz. Isso aconteceu para tornar-se mais fácil a adaptação à mudança para o ouvinte e também para a emissora um período de teste de seus equipamentos, respeitando a fase experimental. E com forte emoção em 31 de Dezembro de 2018 as 11h15 da manhã foi desligado o transmissor de AM .
Com o passar dos anos a Rádio Difusora passou por um processo de reestruturação e acompanhou toda a evolução ocorrida no segmento. Atualmente é de propriedade da Dra Dayane Rocha Corti Fragoso da Silva, Eliane Corti Basso e Egídio Veronese, e que mantém a mesma preocupação com a comunidade desde quando idealizada na década de 80.
Hoje, com 30 ANOS NO AR, a Rádio Difusora é uma emissora moderna, alinhada com o novo perfil do ouvinte, voltada para o jornalismo, o entretenimento e a prestação de serviços.
Com uma programação diversificada, a emissora se envolve com o cotidiano da comunidade e ajuda a construir a cidadania, abordando, debatendo e trocando ideias sobre assuntos que estão presentes na vida e no dia-a-dia das pessoas. Enfoca os principais fatos locais, regionais, nacionais e internacionais.
O jornalismo está nas ruas diariamente, relatando fatos diversos e os problemas da cidade. A população tem abertura e participação total. Há ainda os programas de entretenimento, com realização de promoções para os ouvintes.

A Rádio Difusora está 24horas no ar e a 30 anos no seu coração.