Aposta em propriedades referência para aumento da produção leiteiro

Wed, 12 Feb 2020 08:27:31 -0300 / 0 Comentários

Propriedades rurais transformadas em referência, essas são as Unidades de Referência Familiar em Leites (URFs). Uma iniciativa do programa estadual Leite Sudoeste que é desenvolvido pela Seab, em parceria com entidades públicas e da iniciativa privada buscando melhorar a qualidade do leite, para consolidar a região como maior produtora do Estado.

Atualmente diversas propriedades rurais contam com assistência técnica especializada e recebem visitas dos demais produtores, onde as ações e resultados são expostas através de dias de campo. Em Salgado Filho o projeto é encampado em sete propriedades que estão progredido para tornarem-se referência em qualidade.

A seleção das propriedades, foram feitas com o auxílio de técnicos do município a da Emater. O parâmetro de escolha variou de potencial da propriedade até o fator de disponibilidade dos produtores para com as diretrizes do projeto.

Uma dessas propriedades é a do seu Ademir Zago e dona Claudete Zago que desde jovens trabalham com o leite, mas foi com o programa Leite Sudoeste que a propriedade recebeu investimentos na genética, melhoramento das pastagens, novas técnicas de manejo dos animais, bem como mais atenção na higiene na hora da ordenha. Conhecimento adquirido ao longo do tempo e a certeza de que a inovação é indispensável para o futuro da propriedade.

E a dona Claudete nem precisa falar muito pra resumir o que precisa para ter uma produção de qualidade.

Portal Tri